Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
26 de março de 2017 às 17:26 em resposta a: DISCUSSÃO SOBRE OS REQUISITOS DA NORMA NBR 15.575_2013 #437Ana Paula CamposModerador
Fabrício,
Boa tarde!
Não há objeções para uso de paredes de dry wall como divisórias internas nas paredes de casas e apartamentos.
Já encontramos fornecedores deste tipo material que disponibilizam os relatórios de ensaio e/ou atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho, inclusive abrangendo os ensaios de resistência as solicitações mecânicas de impactos de corpo mole.
Ana Paula.
Ana Paula Campos
AGQ BrasilAna Paula CamposModeradorOlá Sarah,
Bom dia!
Em relação a pergunta: “Mas isso não tem que ser definido antes da obra iniciar?”- Sim, vocês deveriam ter atendido aos requisitos da Norma de Desempenho na fase de concepção de projeto, pois a NBR 15575 entrou em vigor em 19/07/13 e todos os projetos aprovados após esta data devem estar em conformidade com a mesma.
Sobre a pergunta: E se a obra já está em andamento? Qual nível devo implantar? – Na verdade o nível de atendimento da edificação independe do andamento da obra, pois está relacionado ao Perfil de Desempenho definido pela construtora/incorporadora para a edificação. Cabe a diretoria da empresa definir o nível de atendimento para o empreendimento que está sendo executado, podendo ser o mínimo, o intermediário ou o superior.
Grande abraço!!!
Ana Paula.
Ana Paula Campos
AGQ Brasil3 de março de 2017 às 07:55 em resposta a: Contratante que não é Empresa de Engenharia terceirizando serviços de construção #380Ana Paula CamposModeradorElias,
Bom dia!
Sobre sua primeira dúvida, a Norma de Desempenho é aplicável a todas edificações habitacionais. No caso de uma edificação mista (comercial e residencial), os requisitos da NBR 15575:2013 são aplicáveis somente a parte residencial.
Sobre a segunda pergunta, a Norma de Desempenho entrou em vigor em 19/07/13. Desta forma, todos os projetos elaborados e aprovados após esta data precisam atender todos os requisitos da NBR 15575:2013. Caso os projetos e a execução do empreendimento não estejam em conformidade com a mesma, você pode sim ser cobrado em relação ao não atendimento à Norma.
O fato da Norma ter sido desenvolvida para edificações habitacionais, independente se o empreendimento é executado com recurso próprio ou com verba pública, todos os requisitos da NBR 15575:2013 devem ser atendidos desde a concepção do projeto até a entrega da obra.
Mesmo não sendo construtora, o proprietário é o incorporador do empreendimento e a Norma de Desempenho atribui responsabilidades específicas para os incorporadores.
Estamos à disposição.
Abraços!!!
Ana Paula.
Ana Paula Campos
AGQ BrasilAna Paula CamposModeradorBoa tarde Sarah! Vocês precisam atender aos requisitos exigidos na Norma de Desempenho, mas o nível de atendimento (mínimo, intermediário ou superior) vai depender do Perfil de Desempenho que vocês irão definir para o empreendimento.
Grande abraço!!!
Ana Paula.
Ana Paula Campos
AGQ BrasilAna Paula CamposModeradorOlá Sarah!
Bom dia! Como o novo regimento do PBQP-h traz novas exigências sobre requisitos da Norma de Desempenho, o ideal é que vocês façam a auditoria externa de certificação no Nível “A” até o final de junho/2017, pois após esta data as certificadoras vão exigir o atendimento aos requisitos do novo Regimento.
Caso não seja possível realizar a auditoria externa até o dia 05 de julho/17, vocês vão precisar de comprovar o desempenho mínimo do empreendimento. Caso vocês não tenham atentado para os parâmetros de desempenho mínimo na fase de projeto, uma das soluções é a que a aquisição dos materiais atendam as normas técnicas prescritivas, com a retenção de documentos técnicos e laudos dos produtos comprados. Alguns sistemas construtivos aplicáveis, também poderão ser validados através de ensaios em protótipos.
Grande abraço!!!
Ana Paula.
Ana Paula Campos
AGQ BrasilAna Paula CamposModeradorAna Paula CamposModeradorOlá Gisele,
Sim, todos os documentos que listei anteriormente já eram usuais na versão anterior do PBQP-H.
Grande abraço!!!
Ana Paula Campos
AGQ BrasilAna Paula CamposModeradorOi Gisele,
Boa tarde! Os documentos do SGQ pertinentes às exigências da NBR 15575:2013 são:
– Plano de Qualidade da Obra;
– Procedimentos e formulários referentes ao desenvolvimento de projetos, incluindo o memorial descritivo;
– Procedimentos de aquisição no que diz respeito as especificações de materiais controlados, bem como de qualificação e avaliação de fornecedores.
– Procedimentos de inspeção e monitoramento de materiais e serviços controlados conforme vínculo com os sistemas construtivos especificados na norma de desempenho.Grande abraço!!!
Ana Paula Campos
AGQ BrasilAna Paula CamposModeradorOlá Gisele, em cada parte da NBR 15575:2013 é enfatizado que a mesma não se aplica a obras em andamento ou a edificações concluídas até a data da entrada em vigor da referida norma (19/07/13).
Desta forma, se o projeto arquitetônico foi aprovado anterior a data de validação da NBR 15575:2013, a empresa construtora não está obrigada a atender os requisitos e critérios de desempenho estabelecidos pela norma.
Em relação ao PBQP-H (2016-2017), as alterações serão aplicáveis quando do desenvolvimento de novos projetos para empreendimentos futuros. Sendo assim, é importante que a documentação do SGQ pertinente às exigências da NBR 15575:2013 já seja devidamente atualizada, visando sistemáticas de controle que garantam o desempenhos das edificações que serão construídas pela empresa de vocês.
Grande abraço!
Ana Paula Campos
AGQ BrasilAna Paula CamposModeradorBom dia! Notícia muito boa, pois o SCPO facilitará o trabalho dos técnicos de segurança e dos setores de RH / DP, que atualmente são os principais responsáveis pela emissão da comunicação prévia de obras.
Ana Paula Campos
AGQ Brasil -
AutorPosts