Carregando…

Relações ISO 9001 2015

Fóruns PBQP-H 2016-2017 Relações ISO 9001 2015

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Evandro Ribeiro Evandro Ribeiro 7 anos, 2 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #206

    Ana Soares
    Participante

    Considerando algumas questões abordadas na atualização da ISO 9001 2015 como: não utilização da figura do representante da direção como uma pessoa específica e; abordagem mais focada da análise de riscos. Estas questões não estão sendo abordadas na atualização PBQP-H?

  • #209
    Evandro Ribeiro
    Evandro Ribeiro
    Moderador

    Boa tarde Ana

    Muito apropriada a sua pergunta, pois existem empresas que possuem a Certificação ISO 9001 que foi revisada em 2015 e a Certificação PBQP-H que foi revisada em 2016.

    Até 2015 o Regimento SIAC do PBQP-H atendia a todos os itens normativos da ISO 9001, andavam em paralelo, porém com as revisões temos hoje dois sistemas distintos com alguns itens em comum.

    Por serem distintos cada qual tem suas características e objetivos, fiz esta introdução para poder responder sua pergunta: agora são dois sistemas e por isso teremos algumas diferenças.

    A ISO 9001:2015 não cita mais a figura do Representante da Direção, pois conceitualmente credita à Direção a responsabilidade do Sistema da Qualidade. O que acredito ser um grande avanço, tirando a responsabilidade de uma pessoa e distribuindo para a Equipe.

    O novo Regimento SIAC manteve a figura do RD com as mesmas responsabilidades, ou seja, se sua empresa tem as duas Certificações manterá o RD designado ainda por um bom tempo.

    Uma grande novidade na ISO 9001:2015 foi a exclusão de “ações preventivas” e a inclusão de abordagem de riscos. O que também acredito ser um grande avanço, tirando ações isoladas e enxergando toda a empresa sob o ponto de vista de gerenciamento de riscos.

    O novo Regimento SIAC manteve a ação preventiva, ou seja, se sua empresa tem as duas Certificações manterá a obrigatoriedade de registras as ações preventivas, além do gerenciamento de riscos.

    Ana, você citou apenas duas características, mas na verdade são dezenas… recomendo que implemente seu SGQ como um Sistema Integrado e assim conseguir gerenciar cada qual com suas características.

    Leio no próximo post sobre o Art. 19° do Regimento SIAC 2012, que está gerando dúvidas em alguns Organismos Certificadores.

    Evandro Ribeiro
    AGQ Brasil

Você deve fazer login para responder a este tópico.


Anúncio