Carregando…

Quais tipos de riscos devem ser avaliados e acompanhados?

Fóruns NBR ISO 9001:2015 Quais tipos de riscos devem ser avaliados e acompanhados?

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Tatiane Pertile 7 anos atrás.

  • Autor
    Posts
  • #255

    Alvaro Bosano
    Participante
    A norma ISO 9001:2015 menciona diversas vezes a necessidade de avaliação e acompanhamento dos riscos e oportunidades, entretanto, gostaria de saber o que a empresa deve considerar neste requisito. Seriam os riscos ambientais, riscos relacionados à saúde dos funcionários ou riscos do negócio?
  • #269

    Tatiane Pertile
    Moderador

    Boa tarde, Álvaro.

    Essa questão da análise de riscos e oportunidades é algo bem amplo na norma. O objetivo de terem incluído esse assunto de forma bem explícito nessa revisão é fazer com que a organização analise criticamente todos os riscos e oportunidades que podem afetar seus processos, produtos e, inclusive, a saúde financeira da empresa. Você concorda que não adianta a empresa ter um sistema de gestão que não esteja alinhado com todo o resto da empresa, que não leva em consideração os riscos de mudanças, do mercado, do meio ambiente,…?

    Por esse motivo, todos os tipos de riscos devem ser considerados. Essa análise deve ser feita com cuidado. Claro que não precisa ficar perfeito já da primeira vez, revisões podem e devem ser feitas e melhorias são sempre bem vindas.

    Tatiane Pertile
    AGQ Brasil

Você deve fazer login para responder a este tópico.


Anúncio