Carregando…

Modelo – Perfil de Desempenho da Edificação(PDE) e Plano de Controle Tecnológico

Fóruns PBQP-H 2016-2017 Modelo – Perfil de Desempenho da Edificação(PDE) e Plano de Controle Tecnológico

Este tópico contém 2 respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Rafael 6 anos, 11 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #454

    Rafael
    Participante

    Pessoal, boa tarde!

    Vocês teriam um modelo de Perfil de Desempenho da Edificação (PDE) e Plano de Controle Tecnológico para disponibilizar para download?

    Obrigado!

  • #455
    Evandro Ribeiro
    Evandro Ribeiro
    Moderador

    Bom dia Rafael

    Não postamos arquivos, somente respostas, por este motivo sugiro que leia esta matéria de nosso colega Alexandre Prosdocimi, pois o PDE deve conter os requisitos dos usuários (futuros moradores e síndicos). Deve incluir ainda seus respectivos níveis de desempenho a serem atendidos para uma edificação habitacional.

    Trata-se de mais um documento de entrada de projeto e que deverá ser mantido como registro do sistema de gestão da qualidade.

    Hoje nós vamos mostrar para vocês, como podemos elaborar e implementar o Perfil de Desempenho das Edificações.

    Nós estudamos diversas soluções para diversos tipos de clientes. Cada um com a sua particularidade, com recursos diferentes, tanto de pessoal como de infraestrutura. Alguns com uso de diferentes softwares e, às vezes, com um departamento exclusivo para cuidar do assunto.

    Mas o que nós mais encontramos foram empresas que podem parecer muito com a sua.

    Talvez você não tenha recursos suficientes para contratar um profissional para coordenar o desenvolvimento dos projetos necessários à realização de sua obra.

    Ou a sua empresa conte apenas com ferramentas como planilhas de Excel para o planejamento dos projetos e controle das etapas de desenvolvimento, análise ou verificação das diferentes áreas de projeto.

    Conhecemos ainda algumas empresas nas quais quem cuida da gestão da qualidade, foi designado para cuidar também do requisito relacionado a projetos. E só recebe informações de entrada de projetos quando os projetos já estão chegando na obra. Ou isto não acontece?

    Bem, vamos mostrar então, que para este tipo de empresa, é possível começar a mudar tudo isso. Basta utilizar as dicas simples abaixo para desenvolver e implementar o Perfil de Desempenho das Edificações.

    Vamos começar?
    Relacione em uma coluna a especialidade ou disciplina de projeto que irá abordar. Por exemplo: arquitetura, instalação hidrossanitária ou elétrica, estrutura…

    Indique, em outra coluna, o assunto ou tema que tratará: estanqueidade, desempenho estrutural, segurança no uso e na operação, funcionalidade, entre outros. Veja em cada uma das seis partes da NBR 15575 todos os tópicos que deverão ser abordados. Estas partes compreendem os requisitos gerais, estrutura, pisos, vedações verticais, cobertura e hidrossanitário e quais temas são aplicáveis a cada sistema.

    Cite o requisito da norma de desempenho (item) na terceira coluna. Exemplo:

    14.2 Requisito – Manutenibilidade das instalações hidráulicas, de esgotos e de águas pluviais

    Em uma quarta coluna, descreva o que deve ser atendido. Para o exemplo dado acima, poderíamos descrever algo como:

    Permitir inspeções, quando especificadas em projeto, do sistema hidrossanitário.

    Aí, em uma quinta coluna, descreveremos qual a ação necessária na fase de projeto, neste caso, para o projetista de instalações hidrossanitárias:

    Prever em projeto, nas tubulações de esgoto e águas pluviais, dispositivos de inspeção nas condições prescritas, respectivamente, nas ABNT NBR 8160 e ABNT NBR 10844.

    Em seguida, inclua três colunas: uma para definição do responsável, uma para prazo e outra para o status da ação.

    E então, concorda que é possível para a sua empresa também?
    O legal de fazer desta forma no Excel, para quem não tem outros recursos, é a possibilidade de utilizar diversos filtros para acessar o conteúdo da forma que preferir.

    Lembramos que o ideal ainda é separarmos esta tabela ou matriz em fases de projeto. Pode ser uma para estudo preliminar, projeto básico, projeto executivo ou outras divisões que já usem normalmente na elaboração dos projetos.

    Mas tudo isto somente irá funcionar se a diretoria ou gerências responsáveis entenderem algumas questões:

    Que a coordenação do projeto e a elaboração do Perfil de Desempenho das Edificações começam no estudo de viabilidade do empreendimento.
    É preciso que os responsáveis por avaliar o atendimento aos requisitos de desempenho já participem daquela primeira conversa com o escritório de projeto.
    E ainda, que as informações de projeto a serem consideradas já sejam tratadas no projeto legal e não somente quando do detalhamento executivo.
    Vamos lá! Agora é só começar a elaborar o Perfil de Desempenho das Edificações! Mãos à obra e bom trabalho!

    Evandro Ribeiro
    AGQ Brasil

  • #456

    Rafael
    Participante

    Evandro, muito obrigado pela resposta, já ajudou bastante. Essa sugestão de fazer via Excel ficou simples e objetiva.

    Abraços

Você deve fazer login para responder a este tópico.


Anúncio