Carregando…

Documentação controlada pelo SGQ

Fóruns NBR ISO 9001:2015 Documentação controlada pelo SGQ

Este tópico contém 2 respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Tatiane Pertile 7 anos, 1 mês atrás.

  • Autor
    Posts
  • #354

    camila
    Participante

    Olá,

    Tenho algumas dúvidas em relação a documentação controlada que é exigida pela gestão da qualidade.

    Sabemos que Procedimentos devem ser considerados registros controlados, assim como uma IT ou PO, porém questiono se manuais de utilização de ERP devem ser considerados como registros controlados, uma vez, que fazem menção apenas as ferramentas de utilização do mesmo e não como uma IT, pois, para atividades especificas a empresa já possui ITs para essa função.

     

  • #355
    Evandro Ribeiro
    Evandro Ribeiro
    Moderador

    Camila

    Sua dúvida é a mais recorrente após a nova revisão da ISO9001, pois o termo “informação documentada” é usada agora para todos requisitos de documento.

    As antigas terminologias como “documento”, “procedimentos documentados”, “manual da qualidade” e “plano da qualidade” nesta revisão da Norma encontra-se definida como requisitos para “manter informação documentada”.

    Onde usávamos o termo “registros” para denotar documentos necessários para prover evidência de conformidade com requisitos, agora encontra-se expresso como um requisito para “reter informação documentada”.

    No item 4.1 diz que “A organização deve monitorar e analisar criticamente informação sobre essas questões externas e internas”. Por isso quanto à sua dúvida se os manuais de utilização de ERP devem ser controlados, na Norma não encontramos requisito para que essa informação seja documentada.

    Sua sua empresa é que vai decidir se é ou não necessário ou apropriado manter informação documentada dos manuais ERP, principalmente em virtude de sua criticidade em relação ao produto que fornecem.

    • Esta resposta foi modificada 7 anos, 2 meses atrás por Evandro Ribeiro Evandro Ribeiro.
    • Esta resposta foi modificada 7 anos, 2 meses atrás por Evandro Ribeiro Evandro Ribeiro.

    Evandro Ribeiro
    AGQ Brasil

  • #361

    Tatiane Pertile
    Moderador

    Bom dia, Camila.

    Do meu ponto de vista e interpretação da norma, concordo com a resposta enviada pelo Evandro Ribeiro.

    Reforçaria mesmo a questão de que não há uma determinação do que se deve ou não controlar em relação às informações documentadas. Essa questão é muito particular de cada empresa. Vocês precisam identificar a relevância de cada documento para o sistema de gestão da organização. Analisem o quanto a falta de controle de determinado documento pode comprometer a eficácia do SGQ da organização. Se esse documento for revisado e os envolvidos não estiverem cientes porque não há controle disso, o SGQ será comprometido? É esse tipo de análise que a organização precisará fazer o tempo todo em relação à informação documentada.

    Espero ter ajudado.

     

     

    Tatiane Pertile
    AGQ Brasil

Você deve fazer login para responder a este tópico.


Anúncio