Carregando…

Compliance fora do Brasil

Fóruns Compliance – Conformidade Legal e Regulamentar Compliance fora do Brasil

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Evandro Ribeiro Evandro Ribeiro 7 anos, 2 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #289

    Ana Soares
    Participante

    São aplicados em outros países sistemas similares ao Compliance?

  • #358
    Evandro Ribeiro
    Evandro Ribeiro
    Moderador

    Bom dia Ana

    O termo “compliance” tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando… é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

    É aplicado no mundo inteiro, mas os sistemas não são iguais em todos os países e empresas, pois cada governo, organização, cultura pode possuir suas regras distintas… por exemplo, no Brasil estimativas apontam uma perda de R$ 85 bilhões com a corrupção pública.

    Para tentar conter este número em 2014 foi aprovada aqui no Brasil a Lei Anticorrupção, que estabeleceu que as empresas passam a responder civil e administrativamente sempre que a ação de um empregado causar prejuízo ao patrimônio público ou infringir princípios da administração pública.

    Assim dito, acho que consigo explicar que dentre as funções do Compliance estão a de prevenção a fraudes, segurança da informação, plano de continuidade de negócios, contabilidade fiscal e gerencial, gestão de riscos e de pessoas, atendimento a auditorias dentre outras.

    Uma pesquisa realizada pelo http://www.icts.com.br apontou que 46,9% das empresas brasileira assume não ter preparo para cumprir a Lei Anticorrupção, ou seja, um Sistema de Compliance nestas empresas pode ser a chave para tentar atender a Legislação.

    No Brasil a única certificação de Compliance é através do EBANC, mas a maioria dos países utiliza a ISO 37001.

    No Brasil a ABNT NBR ISO 37001 ainda não foi adotada, embora já esteja aprovada e na fase de trâmites internos, para que seja enviada à Consulta Nacional (sem previsão).

     

    • Esta resposta foi modificada 7 anos, 2 meses atrás por Evandro Ribeiro Evandro Ribeiro.

    Evandro Ribeiro
    AGQ Brasil

Você deve fazer login para responder a este tópico.


Anúncio