Carregando…

Como estabelecer as partes interessadas na instituição?

Fóruns NBR ISO 9001:2015 Como estabelecer as partes interessadas na instituição?

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Tatiane Pertile 7 anos, 2 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #253

    Jennifer Emmanuela
    Participante
    Boa tarde,
    Sou Analista da Qualidade e nos últimos meses nossa empresa vem trabalhando para obter a certificação ISO 9001:2015, porém estamos com dificuldades para estabelecer as partes interessadas em nossa organização. Não sabemos se precisamos colocar em um documento todos os fornecedores que temos, detalhadamente, ou se o que a norma exige é apenas citarmos a categoria fornecedores. Além disso, quais outras parte interessadas as empresas costumam apresentar (além do cliente, óbvio)?
    Obrigada!
  • #268

    Tatiane Pertile
    Moderador

    Boa tarde, Jennifer.

    O que a norma pede nesse requisito é que a empresa faça uma análise criteriosa dos reais interessados na organização, ou seja, quais são as pessoas ou instituições que são, direta ou indiretamente, afetados pelas atividades da organização. Essa análise é importante para que a empresa esteja ciente de como suas atividades podem afetar cada uma dessas partes e, dessa forma, trabalhe para atender suas expectativas e necessidades.

    Não há necessidade de listar todos os fornecedores existentes na empresa. É muito mais que isso. O que é necessário é entender que os fornecedores são uma das partes interessadas e entender quais são suas necessidades e expectativas e fortalecer cada vez mais essa relação.

    Outras partes que podem ser interessadas: funcionários, acionistas, investidores, sociedade, cliente interno (seus funcionários no âmbito de suas funções e não necessidade pessoais), … O importante é analisar que a norma pede que sejam identificadas as partes interessadas pertinentes ao seu negócio. A extensão dessa análise vai variar de empresa para empresa.

    Espero ter ajudado!

    Tatiane Pertile
    AGQ Brasil

Você deve fazer login para responder a este tópico.


Anúncio