Carregando…

Quais as principais mudanças na atualização da norma?

Fóruns NBR ISO 9001:2015 Quais as principais mudanças na atualização da norma?

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Tatiane Pertile 7 anos, 3 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #257

    George Braga
    Participante

    Gostaria de saber quais as principais mudanças presentes na atualização da ISO 9001:2015 em relação a versão 2008, e quais os benefícios para as organizações?

  • #270

    Tatiane Pertile
    Moderador

    Boa tarde, George.

    As mudanças são muitas e tentarei fazer um resumo bem rápido/prático dos principais pontos, porém é importante um estudo mais aprofundado da norma revisada.

    1. Anexo SL – estrutura feita para padronizar todas as normas de sistemas de gestão da família ISO.
    2. Revisão dos princípios de Gestão da Qualidade.
    3. Inclusão de novos conceitos que já são utilizados em algumas organizações, tais como: abordagem de risco, gestão de conhecimento organizacional, gestão da mudança, análise do contexto organizacional, entre outros.
    4. Substituição de alguns termos, tais como “produtos” por “produtos e serviços”. O foco não está mais apenas nos produtos, mas também nos serviços. A norma aumenta dessa forma sua aplicabilidade para empresas de vários setores.
    5. Exclusão da obrigatoriedade da existência de um Manual da Qualidade.
    6. Exclusão da necessidade de um Representante da Direção.
    7. Nova postura das lideranças.
    8. Introdução do requisito “Contexto da Organização” e seus subitens.
    9. Revisão de vários requisitos, tornando-os de maior aplicabilidade.
    10. Revisão do requisito “Aquisição”: passou a ser denominado “Controle de processos, produtos e serviços providos externamente” e agora abrange todas as formas de fornecimento externo.
    11. Eliminação do requisito Ação Preventiva (o sistema todo é uma forma de agir preventivamente, ainda mais com a inclusão de abordagem de risco).
    12. Exclusão dos termos “Documentos” e “Registros”: foram substituídos pelo termo “Informação Documentadada”.

    Volto a ressaltar que esse é apenas um resumo simplificado da revisão. Importante analisar criticamente a norma toda, pois as alterações foram muitas.

    Quanto aos benefícios, acredito que essa norma traz uma visão muito mais ampla de gestão que apenas da gestão da qualidade. Essa alteração é muito importante porque as empresas que implementarem adequadamente essa norma conseguirão obter muito mais benefícios que na revisão anterior.

    Caso precise de ajuda para compreender melhor a norma ou mesmo para saber sobre treinamentos e consultorias, fique à vontade para escrever para tatiane@agqbrasil.com.br.

    Espero ter ajudado!

    Tatiane Pertile
    AGQ Brasil

Você deve fazer login para responder a este tópico.


Anúncio